domingo, 2 de junho de 2013

Como tratar o animal de estimação infectado pela giárdia?

A Giardia lamblia também infecta os animais. Vamos saber como tratar nossos bichinhos de estimação.


            Existem várias drogas que já foram testadas para  tratamento da giardíase, e entre elas estão o Metronidazol, a Quinacrina, o Albendazol, o Fenbendazol e a Furazolidona. Dentre eles, a rimeira é a mais utilizada nos EUA para o tratamento da giardíase. Ele possui, além da sua atividade como antiprotozoário, uma atividade como antibacteriano. A droga apresenta in vitro propriedades antiinflamatórias e afeta a motilidade de neutrófilos, assim como alguns aspectos da imunidade celular. Acredita-se que esses fatos sejam parcialmente responsáveis pela melhora do uqadro clínico da doença.
            Raramente observa-se efeitos colaterais devido ao uso de Metronidazol, no entanto alguns animais poderão apresentar vômitos e diarréia. Por possuir efeito teratogênico, esta droga não deve ser utilizado em fêmeas prenhes.
            Como a diarréia pode ser causada por infecções simultâneas por diferentes agentes enteropatogênicos, torna-se interessante a associação de drogas ampliando o espectro de ação, como o uso do Metronidazol com Sulfadimetoxina, que age contra outros protozoários e bactérias patogênicas que porventura possam estar colonizando o intestino juntamente com a giardia. 
            Em cães, as doses são administradas duas vezes ao dia, 25mg/Kg via oral durante cinco dias. Já em gatos, pode-se administrar, pelo mesmo período de tempo, 12,5 a 25 mg/Kg via oral, duas vezes ao dia. Hhumanos também tratam a giardíase com os mesmos medicamentos. 


 


Referências

BARR, S.C.; BOWMAN, D.D. Giardiasis in Dogs and Cats. Compend. Contin. Educ. Pract. Vet., 16(5): 603-14.

DUBEY, J.P. Intestinal protozoa Infections. Small Animal Practice, 23(1): 37-55, 1993.


FERREIRA, A.J.P; DELL´PORTO, A. Agentes antiprotozoários, In: SPINOSA, H.S; GÓRNIAK, S.L.; BERNADI, M.M. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária, Guanabara Koogan, 2a ed: 467-79, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário