domingo, 2 de junho de 2013

S.O.S animal de estimação

Sabia que seu animalzinho também corre riscos com esse parasita?



            A Giardia lamblia, parasita de intestinos humanos, pode também parasitar seu bichinho de estimação. Muito frequente em cães e gatos o protozoário acomete mais comumente animais jovens, sem resistência imunológica e que convivem em grupos. A contaminação ocorre pela mesma via dos humanos, pela ingestão de água ou alimentos enfectados com os cistos da giardia. Porém, como animais não tem muitos hábitos de higiene, o contágio é muito mais frequente.
            Os mais parasitados são os cães, onde o parasita pode ser encontrado em até 100% dos cães. Por outro lado, em gatos a prevalência é menor, variando de 1,4 a 11%. Apesar da alta prevalência, nem todos os animais manifestam a doença, alguns apresentam a forma assintomática. Por isso, vale estar sempre de olho no seu amigo, pois, se ele estiver infectado e você não tomar as devidas precauções, o quadro do animal poderá se agravar.



            Cuide e mantenha sempre higienizado o local onde ele vive, principalmente se você tiver mais de dois animais em casa, pois esse parasita também se transmite de forma direta. Observe manifestações clínicas, como diarreia e fezes líquidas, podem ser sinais de que seu amigo não está bem. E lembre-se, quanto mais cedo descobrir, melhor!





Referências


BEST CONSULTING. Giardia. Disponível em:<http://www.bestconsulting.com/veterinaria/giardia/giardia.htm>. On line. Acesso em 19 abr. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário