domingo, 2 de junho de 2013

Sintomatologia da giardíase

    Como saber se estou infectado?


    A giardíase apresenta um espectro clínico muito variado. Indivíduos infectados podem ser assintomáticos ou apresentar quadros de diarreia aguda, ou persistente. A doença é multifatorial e sua variabilidade está associada a aspectos do parasito (a cepa e a quantidade de cistos ingeridos), e a aspectos do hospedeiro (sua resposta imune, seu estado nutricional, o pH do suco gástrico e sua associação com a mucosa intestinal).

    A forma aguda da doença é caracterizada por diarreia aquosa, explosiva, de odor fétido, seguida de gases e dores abdominais. Em casos raros pode haver sangue e muco nas fezes. Essa forma dura poucos dias e é auto limitante.
    A forma crônica da doença é caracterizada por diarreia persistente, acompanhada por problemas de má-absorção de lipídios e nutrientes essenciais, como: vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), vitamina B12, ferro, xilose e lactose. Consequentemente o indivíduo apresenta perda de peso. Essas deficiência nutricional pode causar sérios danos, principalmente, em crianças.





Referências

PEREIRA NEVES, David. Parasitologia Humana. 11ª edição, Atheneu, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário