domingo, 2 de junho de 2013

Onde a giardia se aloja em nosso corpo e qual o agravo desse parasitismo?

O local de alojamento do parasito em nosso corpo é a razão de desnutrição e diarreia típicos da doença.


            Este parasito coloniza a parede do intestino delgado humano, onde absorvem os nutrientes e alteram a arquitetura fisiológica do intestino, levando a uma perda significativa na absorção de nutrientes pelo hospedeiro. Isso ocorre pois pacientes infectados mostram problemas na atividade das enzimas digestivas (amilase, protease, lipase, dissacaridase), causando uma perda generalizada da superfície de absorção, comprometendo absorção de glicose, eletrólitos e água. Isso causa uma intensa diarréia. Há casos tão graves que o paciente logo evolui para uma desnutrição crônica. O intestino colonizado com a giardia, com frequência está cheio de muco e líquido, pois ela pode provocar vários graus de dano à mucosa da parede. Causa a giardiase. 
          A giardíase, também conhecida por lambliose, é uma infecção intestinal. Causa diarreia intensa com odor fétido, graças às toxinas que libera, e tem como hospedeiros cães, gatos, gado, roedores, ser humano, dentre outros. Estudos também descobriram que a giardíase causa um aumento na absorção de macromoléculas do intestino, associado com hiperplasia de células adiposas neste órgão e no tecido cutâneo. Essa descoberta pode explicar a observação da associação da infecção por este parasito com urticária e prurido, e até mesmo com sensibilização para antígenos alimentares.
        Ocorre em todo o mundo, mas é mais frequente em regiões onde as condições sanitárias e de higiene são precárias, pois, a forma de transmissão do protozoário é a partir da ingestão de alimentos ou água contaminados com os cistos da giardia, que saem nas fezes de infectados. Então, cabe a você se prevenir evitando a ingestão de água e alimentos contaminados, tratar ambientes onde se crie animais para alimentação, encanar e tratar esgotos e tratar pessoas e animais infectados. Além de tomar muito cuidado com banheiros públicos, pois pessoas infectadas podem os ter utilizado e, sem tomar as devidas precauções de higiene, pode se infectar com cistos que, porventura, estejam no sanitário. Por isso, a higiene sempre é bem vinda!

Intestino colonizado por G. lamblia



Referências

HANEVIK K, DIZDARr V, LANGELAND N, HAUSKEN T. Development of functional gastrointestinal disorders after Giardia lamblia infection. BMC Gastroenterol. 2009; 9:27.

KATELARIS PH, FARTHING, MJ. Diarrhoea and malabsorption in giardiasis: a multifactorial process. Gut 1992; 33: 295-7.

BENENSON, AS. El Control de las enfermidades transmisibles en el hombre. 15º ed. Washington, DC: Informe oficial de la Asociación Estadounidense de Salud Pública,1992: 652 257-260.

BURET,A.et al. Pathophisiology of small intestinal malabsortion with Giardia lambliaGastroenterology, v.103, p.506-513,1992.

DESELLIERS, L.B .et al. The effects of intestinal motility. Disease and Sciences, v.42, p.2411-2419, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário